Sindilojas

Brusque, Botuverá e Guabiruba

O SINDILOJAS é uma entidade classista patronal do comércio varejista e atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba.
Esta entidade tem como objetivo primordial defender os interesses das empresas do segmento que representa, principalmente no que se refere ao âmbito legal e de assistência ao empresário.

Julho
Encontro na Fecomércio fomenta desenvolvimento turístico em Brusque e região
26/07/2017
Com o intuito de fortalecer as relações entre a Fecomércio, SESC e SENAC e fomentar o desenvolvimento turístico da região do Vale do Itajaí, o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba, promoveu um encontro, na sede da Fecomércio em Florianópolis, na manhã desta quarta-feira, 26 de julho. O evento inédito, contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e empresários dos municípios de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, São João Batista e Gaspar, além de lideranças de entidades como CDL Brusque, OAB SC, Santur, AmpeBr, ACIBr e Brusque Jeep Clube.
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) de Santa Catarina, Bruno Breithaupt, abriu os trabalhos enaltecendo a importância do encontro. “Temos que trazer os empresários e os políticos para dentro da Federação a fim de termos um estado melhor e cidades melhores”, ressaltou.
Na oportunidade, o presidente do Sindilojas Brusque, Marcelo Gevaerd, fez um apelo a todos para não pensarem em cada cidade de forma isolada. “No associativismo usamos a premissa de que juntos somos mais fortes e podemos ir muito mais longe e é exatamente aí que entra essa visão macro, essa visão de que podemos unir nossas cidades e trabalharmos o desenvolvimento da nossa região, afinal, não existem fronteiras que impeçam a união de ideias e de bons objetivos”.
Gevaerd também fez questão de destacar o potencial turístico de cada município, dizendo que não faltam atrativos para os moradores e turistas que os visitam. “Peço a união de toda classe política, dos empresários, para que façamos projetos em prol do desenvolvimento da nossa região. Aos prefeitos e vereadores que aqui estão, peço que vejam nos empresários do comércio e em todo Sistema Fecomércio, verdadeiros aliados na realização de projetos e leis em prol dos municípios. Vamos criar um nome para nossa região e torná-la portas abertas a quem quiser nos visitar”, complementou.
O presidente do Sindilojas Gaspar, Francisco Hostins Junior, falou rapidamente de leis que sejam favoráveis ao comércio de bens, turismo e serviços e que podem ser aprovadas nos municípios e gerar maior desenvolvimento aos empresários do setor.
Já Anderson Marchi, presidente do Sincovati, cobrou um maior comprometimento da classe política no desenvolvimento turístico da região, independente de partidos ou mandatos. “O desenvolvimento socioeconômico não acontece do dia pra noite, ultrapassa a barreira de mandatos. Não adianta só falarmos, precisamos de ações. Vocês prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, são funcionários públicos. Usem esse mandato para também plantar sementes. Sei que é um mandato curto, de quatro anos, mas os senhores serão lembrados lá na frente pelas sementes que plantaram. Queremos uma aproximação, queremos participar do projeto de desenvolvimento das cidades”.
O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, colocou o município à disposição de futuras parcerias com as demais cidades e disse que isso é fundamental para o desenvolvimento da região.
Para o prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, o encontro foi extremamente positivo e esclarecedor. “Saio daqui com uma visão mais ampla do que a Fecomércio, SESC e SENAC representam em nosso estado e da oportunidade de ser nossa aliada. Temos um corredor turístico na nossa região e precisamos nos organizar, nos unir e trabalharmos para ideias únicas e solução de problemas em comum”.
O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, destacou que é necessário o entendimento de que “somos um grupo só” e demonstrou o interesse do município em ser parceiro nesse grande projeto de desenvolvimento turístico da região.
Alcir Merizio, prefeito em exercício de Botuverá, comentou que a cidade tem um potencial turístico enorme, mas precisa de parcerias. “O poder público hoje faz o que pode pelo turismo, mas não conseguimos fazer o necessário. Temos um projeto para as cavernas, que é um sonho, mas faltam recursos e estamos buscando parcerias para poder tocar nosso turismo”, comentou.

Consórcio Intermunicipal
O prefeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini, lançou a ideia de um consórcio intermunicipal para alavancar o turismo na região. “Hoje não temos um diagnóstico dos turistas que visitam nossa cidade. É aí que o consórcio entra, nesse planejamento, em buscar o que temos de melhor e as melhores pessoas do estado para fazermos um plano intermunicipal de turismo, isso com a ajuda da Fecomércio, SESC e SENAC”, comentou. Na ocasião Voltolini apresentou rapidamente o projeto Vale Sagrado Catarinense, que deverá ser administrado por um Consórcio Intermunicipal. Segundo o prefeito, seis municípios (Nova Trento, São João Batista, Canelinha, Major Gercino, Angelina e Tijucas) já assinaram o Consórcio, que aguarda a assinatura do município de Brusque. Porém, o projeto poderá se estender também às cidades de Guabiruba, Botuverá e Gaspar, se houver interesse.

Anúncio de investimentos
Durante o encontro, a Fecomércio apresentou todos os trabalhos que realiza, bem como suas bandeiras e os projetos realizados pelo SESC e SENAC, em Santa Catarina.
Na capital catarinense do calçado será construído um Centro de Eventos e Escola SESC, com investimentos estimados em R$ 6,4 milhões. O projeto terá início na segunda quinzena de agosto.
Em Brusque há dois projetos em andamento: adequação do espaço que já existe nas áreas administrativa e desenvolvimento físico esportivo do SESC, sendo aproximadamente R$ 4,5 milhões em investimento; e a construção de uma nova Escola do SESC, sendo este um recurso mais robusto, estimado em R$ 25 milhões.
Já Guabiruba deverá receber uma quadra comunitária, cujo projeto e estimativa de investimento ainda estão em estudos.
Na avaliação do presidente da Fecomércio, o encontro foi muito produtivo, com perspectivas futuras de maior desenvolvimento da região. “Nós como Federação do Comércio, SESC e SENAC, temos no turismo nossa preocupação. Acredito que os municípios estão no caminho certo , mas precisam se unir. Temos que conhecer o perfil do nosso turista e aplicar estratégias para fixá-lo na região. Temos que ouvir a Santur, para tentar integrar tudo isso e darmos a nossa contribuição para desenvolver economicamente essa região. Contem com o Sistema Fecomércio”, afirmou.

Evento promovido pelo Sindilojas, reuniu prefeitos, vereadores e lideranças empresariais de seis municípios
Leia +
Sesc Reúne anuncia projeto de nova Escola do Sesc em Brusque
25/07/2017
Mais uma edição do ‘Sesc Reúne’ foi promovida na manhã de terça-feira, 25 de julho, no Restaurante do Sesc de Brusque. Empresários e representantes de entidades, participaram do encontro em que foi apresentada a estrutura, serviços e atividades desenvolvidos pelo Sesc em todo o Estado. Os convidados foram recepcionados pelo gerente Edemar Aléssio que descreveu as ações nas áreas de lazer, cultura, saúde, educação e assistência. “O Sesc Reúne é voltado aos empresários, com o objetivo de aproximar, mostrar o que é feito e buscar sugestões. A ideia dessa aproximação é realmente mostrar que o que disponibilizamos aqui não é do Sesc, e sim das empresas, dos trabalhadores do comércio, e da comunidade. Esse encontro é importante para fortalecermos nosso trabalho, a instituição, e possibilitar que cada vez mais pessoas usufruam dessa estrutura e dos serviços”, salientou Aléssio.
Na oportunidade, o gerente do Sesc, juntamente com o presidente do Sindilojas – Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Brusque, Botuverá e Guabiruba, Marcelo Gevaerd, anunciou o projeto de uma nova escola do Sesc em Brusque. “No final do ano passado, recebemos um abaixo-assinado dos pais, pedindo a expansão dos serviços da escola e aproveitamos as comemorações dos 50 anos do Sindicato, em janeiro, para entregar esse pedido ao presidente da Fecomércio, Sr. Bruno Breithaupt. Na ocasião, ele ficou bastante sensibilizado com a solicitação e passados sete meses, o projeto está pronto. Aqui no Departamento Regional, foi aprovado na sexta-feira, e agora vamos aguardar a aprovação do Departamento Nacional. Portanto, é o momento das entidades se unirem, para reivindicar a realização dessa obra. Além de um grande ganho para a educação, essa escola representa investimentos na ordem de R$ 26 milhões, e esperamos tirar esse projeto do papel até 2019”, descreveu Marcelo.
O presidente da AmpeBr – Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque, Ademir José Jorge, participou do evento e parabeniza a iniciativa do Sesc. “Foi bacana participar desse encontro, para conhecer a estrutura e as atividades desenvolvidas pela entidade. Com muita alegria recebemos também a notícia de uma nova escola para Brusque. A Ampe se preocupa com a educação em nossa cidade e vamos torcer para que esse projeto seja aprovado a nível nacional e se concretize o mais rápido possível”, declarou Ademir.
A nova escola foi planejada para oferecer creche para crianças a partir de quatro meses de idade, educação infantil, ensino fundamental de 1° a 9° ano, ensino médio, ensino de jovens e adultos, cursos de idiomas e laboratórios de pesquisas. O prédio escolar deve ser construído no terreno do Sesc, localizado na Avenida Beira Rio.

Encontro com empresários foi realizado na manhã de terça-feira, 25 de julho, no Sesc
Leia +